Avieiros, a vida entre o mar e o rio

Texto: Mafalda Brito
Ilustrações: Rui Pedro Lourenço
Edição: março de 2022

Este livro foi publicado com o apoio dos Municípios de Salvaterra de Magos, Santarém e Marinha Grande.

"Entre dias de pesca, o inverno chega ao fim. Como as andorinhas, Toino, Teresa e os filhos regressam ao mar da Praia da Vieira. Reencontram a avó Maria do Rosário, o avô Joaquim e os amigos pescadores. Nos próximos anos será assim. Vivem com o coração dividido: metade no mar, a outra metade no rio. Mas sempre com o peixe."

A história de uma família de pescadores da Praia da Vieira que, durante o inverno, trocavam os perigos do mar pela pesca no rio Tejo. Os avieiros tiveram uma vida dura e lutaram pela sobrevivência e pelo reconhecimento. Criaram uma identidade cultural única e foram protagonistas de um dos principais movimentos migratórios no século passado.

comprar

 

Colecção "Artistas Portugueses do Século XX"

Esta colecção sobre artistas plásticos portugueses do século XX surgiu, em primeiro lugar, por uma enorme vontade de partilharmos um assunto que nós estudámos e de que gostamos muito. Em segundo lugar, o facto de não existirem ainda livros ilustrados sobre estes artistas tão relevantes pareceu-nos uma lacuna que deveria ser suprida. Há ainda outro aspecto que nos levou a embarcar nesta aventura, que tem que ver com o facto do discurso sobre arte, a maioria das vezes, ser demasiado hermético, inacessível, muitas vezes feito para especialistas. O que procuramos com estes livros é simplificar o discurso sobre arte, neste caso, sobre a arte do século XX. Procuramos dar pistas e ao mesmo tempo liberdade. Tentamos que os livros tenham vários níveis de leitura e que possam ser interessantes para todas as idades. Cada um retirará o que mais lhe interessa de acordo com as suas referências e o seu gosto. Gostamos de pensar cada livro como um pretexto para o diálogo: entre professores e alunos, pais e filhos, avós e netos.

Apoios:

Município de Lagos, Município de Silves, EGEAC/Atelier-Museu Júlio Pomar, Município de Santo Tirso, Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/Ministério da Cultura, Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

Livros da colecção

A pequena rã da boca grande

Texto: Francine Vidal
Ilustrações: Élodie Nouhen
Tradução: Suzana Ramos

A pequena rã da boca grande é um conto popular que, em França, encontrou o seu espaço entre os clássicos da literatura para a infância. É a história duma rãzinha com uma grande bocarra que, um belo dia, enjoada com o seu menu de moscas e mosquitos, decide partir à descoberta de novos sabores...

Saber mais       Vídeo de apresentação do livro

 

O nariz

Texto: Nikolai Gogol
Ilustrações: Evelina Oliveira
Tradução: Tânia Simões
Plano Nacional de Leitura

Divertido e desconcertante, O nariz é um conto do absurdo em que a fantasia se insere de tal forma na realidade que passa a integrá-la. Um clássico da literatura russa, editado pela primeira vez em 1836, que se mantém actual abordando aspectos fundamentais como a identidade, a vida em sociedade e a relação do indivíduo consigo e com os outros.

Saber mais       Vídeo de apresentação do livro

O homem da gaita

Texto: José Afonso
Ilustrações: Rui Pedro Lourenço
2.ª edição

Plano Nacional de Leitura

Vai de folia! Vai de folia! Numa terra cinzenta e sem alegria, onde cada um vive mergulhado nas suas preocupações, um homem tem o condão de pôr toda a gente a dançar. O homem da gaita, canção que faz parte do álbum Com as minhas tamanquinhas editado em 1976, é a versão criada por Zeca Afonso para contar esta história tradicional portuguesa.

Saber mais       Vídeo de apresentação do livro

Colecção "Leiria com Livros"

A colecção de livros ilustrados "Leiria com Livros" resulta de uma parceria com o Município de Leiria e tem como objectivo divulgar o património cutural e a História e as histórias desta região. Muitas vezes, as publicações sobre estes temas são muito técnicas e pouco compreensivéis para não especialistas, daí procurarmos fazer livros com uma linguagem acessível, mas com todo a rigor científico, permitindo fazer chegar a informação a um público mais alargado, crianças e adultos. Acreditamos que o conhecimento da História nos permite criar raízes, tomar opções conscientes e desenvolver um pensamento crítico.

Livros da colecção

  livrosbarcadoinferno@gmail.com