Mafalda

Nasci em Leiria em 1979. Com algum jeito para a matemática, decidi inscrever-me numa licenciatura em Engenharia Biológica no IST e fui viver para Lisboa. Terminei o curso, e ainda trabalhei no IST, mas não tinha interesse naquela área. Precisava de mudar. Gostava de ver exposições, ler e ir ao cinema, então, dez anos depois de ter entrado num curso de ciências, voltei à faculdade para estudar História da Arte. Concluída a licenciatura, consegui uma Bolsa Leonardo da Vinci para estagiar, durante três meses, no Musée Ingres, em Montauban, no Sul de França. De novo a viver em Leiria, fiz o Mestrado em Ciências da Arte e do Património. Na minha tese, estudei a obra do artista Fernando Calhau e, passado algum tempo, escrevi pequenos textos para o site do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012, com o Rui, crei a editora Barca do Inferno. Nunca tinha pensado publicar livros com textos meus, mas quando começámos a desenhar a colecção de livros ilustrados “Artistas Portugueses do Século XX”, percebi que fazia sentido experimentar. Depois de muito trabalho, editámos os dois primeiros volumes, e eu ganhei uma Bolsa de Criação Literária da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas / Ministério da Cultura.

Gosto de ler e de livros, de música e de cinema, de árvores e da praia, de política e de boas conversas. Gosto de andar a pé e de bicicleta.

Rui

Nasci em Leiria em 1973. Sempre gostei de desenhar, de construir coisas, brincar na rua, jogar à bola, andar de bicicleta, subir às árvores...
Terminado o ensino secundário quis aprender mais sobre pintura e tive a sorte de poder frequentar um curso no Ar.Co. Vivi vários anos em Lisboa onde estudei, trabalhei e conheci muitas coisas interessantes.
Trabalhei num jornal, em duas livrarias e tive outros empregos.
Ilustrei o primeiro livro em 2003. Gosto de pintura e já fiz algumas exposições.
Adoro procurar boas ideias e ajudar a concretizá-las, especialmente com pessoas de quem gosto.
Em 2012, com a Mafalda, criei a editora Barca do Inferno.

 

Nós

Dançámos, vivemos em Lisboa, viajámos até França, regressámos a Leiria, criámos a Barca do Inferno, fomos pais e casámos!

A editora

Tudo começou com a canção O homem da gaita de Zeca Afonso. Registámos a marca Barca do Inferno para editar um livro com este poema/letra de canção e com ilustrações do Rui. Tínhamos pouco dinheiro e ainda menos certezas, por isso, resolvemos fazer um crowdfunding para financiar o projecto. Como correu tão bem e íam surgindo ideias para outros livros, resolvemos avançar com a editora.

A editora Barca do Inferno somos nós (e as preciosas ajudas que vamos tendo)! É uma pequena editora independente que cria e publica livros ilustrados. É a forma de partilharmos os textos e as ilustrações de que gostamos. As ilustrações não são apenas para as crianças, por isso, procuramos sempre fazer livros para sonhar em qualquer idade! Os nossos livros têm humor, música, arte, poesia, perguntas, cheiros, texturas, viagens e muitas descobertas. São para ler e reler, e para abrandar o tempo, neste tempo sem tempo. O cuidado, o esforço e o investimento que requer cada projecto não permite muitas publicações, mas trabalhamos todos os dias porque acreditamos que alguém vai ficar feliz ao folhear um livro nosso.

os nossos livros

  livrosbarcadoinferno@gmail.com