José Afonso

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (1929-1987), conhecido por Zeca Afonso, foi um cantor, compositor, e poeta português que, nos tempos difícies e repressivos da ditadura de Salazar e Caetano, e mesmo depois da Revolução dos cravos, cantou a liberdade e a possibilidade de um mundo mais justo e solidário. A sua canção Grândola,vila morena foi escolhida como uma das senhas para o início das operações militares que, no dia 25 de Abril de 1974, estabeleceram a democracia em Portugal.

José Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929. Com uma infância atribulada, marcada por constantes mudanças de residência: Angola, Aveiro, Moçambique, Belmonte, chega a Comibra, em 1940, para fazer o liceu. Nesta cidade frequenta o curso de Ciências Histórico-Filosóficas, joga futebol e integra o Orfeão Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade. A música e a actividade profissional de professor obrigam-no a viagens frequentes e a contactos com diferentes realidades que o marcam política e socialmente. Em 1968, por ser considerado subversivo, José Afonso é afastado do ensino, passando a dedicar-se inteiramente à música. Nesses últimos anos antes do 25 de Abril muitas das suas canções estavam proibidas pela Censura.

Zeca Afonso criou um novo tipo de canção a partir de temas tradicionais e da música popular, e introduziu nas suas camposições instrumentos e arranjos de influência africana, promovendo a partilha com amigos músicos que admirava. As suas canções ainda hoje nos permitem acreditar que devemos lutar por um mundo melhor.